O que é crowdsourcing
Posted by

O que é crowdsourcing

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Google Plus
  • Add to favorites
  • Email

Certamente você já ouviu falar em crowdsourcing, mas tem ideia do que realmente esse termo significa? O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza e se apropria do conhecimento e da inteligência coletiva disponível na internet para propor novos conteúdos, resolver problemas e implementar novas tecnologias. Se mesmo com o conceito ainda ficou difícil de entender como funciona na prática, vamos a alguns exemplos. Marcas consagradas como 3M e Fiat utilizam esse modelo.

3M e a Fábrica de Ideias

A marca disponibiliza em seu portal uma área exclusiva para o crowdsourcing: a Fábrica de Ideias. De acordo com a 3M, o objetivo do projeto é “estimular a colaboração e livre expressão de ideias que contribuam para uma vida melhor”. A marca ainda reforça que o canal é focado em promover a discussão e compartilhar conhecimento sem a intenção de executar ou comercializar as ideias. Ok! Mas, então por que seria que uma marca investe tanta energia para criar um grande brainstorm virtual? Com certeza, a resposta está no potencial de inovação que está inteligência coletiva pode trazer para a marca e, claro, com custo zero.

Fábrica de Ideias, da 3M

Fábrica de Ideias, da 3M

 

Fiat Mio

Outro exemplo de sucesso nesse modelo foi o case da Fiat, que envolveu seus consumidores na criação de um carro conceito. A marca italiana propôs um crowdsourcing no formato de rede social. O Fiat Mio foi produzido com base na inteligência coletiva: os usuários davam ideias, postavam sugestões e comentários e também recebiam feedbacks. De acordo com a marca, foram mais de 17 mil pessoas de 160 países envolvidas no projeto colaborativo que geraram mais de 11 mil ideias para o carro.

 

Crowdsourcing: a polêmica do custo zero

Grandes portais de conteúdo também se utilizam do modelo. Seja para definir pautas sobre assuntos e temas que mais geram interesse dos seus leitores seja para se apropriar (de forma consentida pelo usuário, claro!) de conteúdos produzidos por esses leitores.

Apesar desse universo de possibilidades o tema ainda gera polêmica. Alguns especialistas acreditam que o crowdsourcing é uma alternativa que as marcas encontraram de obter recursos a custo zero. E você o que acha?

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Google Plus
  • Add to favorites
  • Email
3 0 936 18 outubro, 2013 Estratégico outubro 18, 2013

Busca

Depoimentos

A MC Reabilitação e sua equipe vêem com total credibilidade o trabalho desempenhado pela empresa Tangram. Essa parceria tem trazido grandes benefícios a nós para a ampla divulgação do nosso trabalho e consequente captação de pacientes, além de nos dar a possibilidade também de informar o nosso público sobre como cuidar e manter uma boa saúde. Nós da MC só temos a agradecer a empresa Tangram e sua equipe! A vocês o nosso respeito e nosso desejo em seguirmos parceiros por muito tempo!!!
Cleide Costa -
Administradora | MC Reabilitação & Estética

Facebook